domingo, 27 de junho de 2010

Pênis: Imprescindível ou Acessório ?



Hoje li uma coluna muito interessante onde uma especialista americana e estudiosa em sexualidade e variações de gênero entre elas a transexualidade respondia a uma pergunta muito perturbadora. Um jovem trans argentino perguntava a respeito de ter medo de não encontrar uma companheira em virtude de não ter completado a cirurgia de redesignação genital. A resposta da especialista foi muito interessante e me deixou bastante reflexivo.

Uma verdadeira aula.
De ciência, de sexualidade e de humanidade.
Desprovida de preconceitos, aborda a questão sem medo e sem rodeios.

Como este é um tema delicado, inclusive para boa parte da “comunidade trans”, especialmente os meninos, e praticamente um tabu para o restante da sociedade, traduzi o texto para o português compartilhando-o assim com vocês, e gostaria de saber as impressões femininas das nossas leitoras brasileiras a respeito do tema : P
Caso queiram o original em inglês, informem nos comentários que eu envio.


“Dra. Eva,
Eu tenho uma questão séria para a senhora. Desculpe incomodá-la mas eu realmente gostaria de saber sua opinião e acima de tudo seu sentimento a respeito disso como mulher. Depois de alguns anos solteiro eu gostaria de conhecer uma garota que pudesse ser minha namorada. Eu tenho meu ponto de vista sobre o que aconteceu, nascido com cabeça de homem com algumas “questõezinhas embaixo” e cromossomos errados. Não sinto vergonha do meu passado. Sinto orgulho por ter vencido todos os desafios. Contudo não sei se eu quero contar toda a estória, me submetendo ao “julgamento” de outra pessoa. Dra. Eva, é o pênis tão importante para as mulheres? Penso que elas não irão me aceitar sem um. È uma situação muito chata, mas eu não tenho como custear uma cirurgia deste tipo, sem contar que atualmente as técnicas não estão bem desenvolvidas como todos sabemos.”


Resposta da Dra.Eva

“ Prezado Emiliano,

Minha resposta é baseada no que eu vejo entre os transhomens que eu conheço nos EUA e em centenas de mulheres heterossexuais e casais que eu conheço em mais de 20 anos como médica de família.
Minha impressão é que de maneira geral, pênis são mais importantes para os homens do que para as mulheres.
Satisfação sexual é importante para a maioria das mulheres, mas há muitas maneiras de alcançá-la e um pênis não é requerido para muitas delas. Também um pênis, não tem de estar permanentemente ereto para ser efetivo. Existem algumas reais vantagens em pênis artificiais (strap-on dildo): está ereto sempre que se deseja, permanece ereto o quanto se queira, e pode ser guardado quando não é mais necessário. Minha impressão é de que a capacidade de uma mulher para aceitar um homem com pênis pequeno, micropênis ou nenhum pênis tem menos a ver com desejo sexual e sim com o quão convencional / tradicional ela seja.

Talvez você ache difícil acreditar, mas considere algumas evidências:

Ø Genitais masculinos são fisicamente frágeis e localizados em local muito exposto fora do corpo. São facilmente machucados. Ereções são imprevisíveis e podem ser perdidas com doenças comuns como diabetes e pressão alta, advindos de hábitos prejudiciais como fumo, consumo de álcool, cocaína, como efeitos colaterais de muitos remédios prescritos e ainda devido ao stress e depressão. Não é raro para homens perderem a capacidade de ter ereções por razões médicas ou depois de algum trauma no local. Quando isso acontece, é usualmente o homem e não a mulher que fica infeliz e requisite Viagra. É muito raro uma mulher deixar seu parceiro e começar um relacionamento extra-conjugal em virtude do parceiro não poder ter ereções. Por outro lado, é mais comum para a mulher procurar amor fora da relação se seu parceiro não é atencioso ou carinhoso.

Ø Homens com pênis muito pequenos são capazes de encontrar esposas e ficarem casados.

Ø A maioria dos transhomens estão em relacionamentos com mulheres, considerando-se tanto mulheres bissexuais quanto as heterossexuais.
Ø Relacionamentos de transhomens são tão bem sucedidos quanto o de outros casais heterossexuais.

Por favor compreenda que EU NÃO ESTOU DIZENDO QUE NENHUMA mulher se importe com o tamanho do pênis. Algumas definitivamente sim.

Ainda assim, eu posso lhe assegurar que pênis não estão no topo da lista de prioridades de muitas mulheres enquanto procuram por seu próximo relacionamento.

Eu sei que as coisas podem ser diferentes no Brasil. È uma sociedade de idéias mais tradicionais sobre os papéis que homens e mulheres devem desempenhar.

Finalmente, eu penso que tanto para você quanto para outros homens em condições similares, a capacidade de uma mulher aceitá-lo tem muito a ver com o quanto você se aceita de maneira completa. Se você consegue se aceitar completo e adequado como você é, então ela mais facilmente sentirá que você é completo e adequado. Amor-próprio e auto-estima em alta não são garantias contra a rejeição. Todos que desejam começar em um novo relacionamento estão se arriscando.
Eu acho que suas chances de um feliz e estável relacionamento são tão boas quanto a maioria dos outros homens, e provavelmente melhores. Melhores porque sua dolorosa experiência de vida, lhe dá muito mais empatia do que a maioria. Você será especialmente mais capaz de entendê-la e amá-la.

No final das contas, ser compreendido e amado como somos com nossos defeitos e virtudes, verdadeiramente pode ser o que todos nós queremos e precisamos mais em um relacionamento.
Dr. Eva Hersh is Chief Medical Officer at Chase Brexton Health Services. Send your comments and questions to her by email at editor@baltimoreoutloud.com, or by surface mail to Eva Hersh MD, Chase Brexton Health Services, 1001 Cathedral St., Baltimore, MD 21201

3 comentários:

Sarah disse...

querido, aki vai meu pensamento. Concordo quando ela diz, "posso lhe assegurar que pênis não estão no topo da lista de prioridades de muitas mulheres enquanto procuram por seu próximo relacionamento" isso é mto verdade, pra mim ao menos. O tamanho é irrelevante, desde que a satisfaçao sexual, o carinho, resolvam e deem conta do recado. Puntoebasta!rs
boa sorte!

Eliane disse...

Em algumas conversas já disse minha opinião referente ao assunto, lembra??? Interessante, as pessoas só acreditam quando vem de alguém com PhD, né? Concordo em tudo que a Drª disse, e mais; nós mulheres não somos resumidas por momentos de penetração... Há muito mais entre o "céu e a terra" que os “limitados” de intelecto possam imaginar... O prazer está na mente, é subjetivo; não é concreto e muito menos palpável. By

Cris disse...

Acho super válido o que está no texto, concordo. Acho mesmo que as mulheres superam mais a falta do pênis, não todas, mas uma boa parte.

Agora o que sempre temos que nos perguntar é o quanto essa questão nos afeta. No caso dos FTMs o quanto isso pode detoná-lo ou ele pode conviver e passar por cima na boa... A questão quem vai ter que carregar é ele, não vai ser uma aceitação feminina que fará grande diferença... A aceitação tem que tá dentro da gente, a partir daí você pode superar as possíveis rejeições e se deliciar com os bons relacionamentos que surjam...

Beijos